Para enfrentar desafios globais e acelerar o impacto socioambiental positivo nos nossos territórios de atuação, adotamos a Inovação Aberta como um eixo central no Fundo Vale.
Promovemos um ecossistema de inovação que amplia nossas fronteiras. Fomentamos conexões entre startups, empresas, organizações da sociedade civil, universidades e comunidades. Dessa forma, cultivamos um ambiente colaborativo propício à criação e implementação de tecnologias disruptivas e soluções transformadoras.
A área de Inovação é transversal a todas as outras da organização. Trabalhamos com o propósito de plugar inovação em iniciativas de proteção e recuperação de florestas, de bioeconomia e de mitigação da crise climática.
Juntos, colaboramos com a transformação da economia, sempre com o cuidado de tornar as cadeias produtivas mais sustentáveis, justas e inclusivas.
• Gerar conexões além das fronteiras tradicionais;
• Realizar ou apoiar ações de identificação de oportunidades de inovação;
• Mapear necessidades de novas soluções junto às áreas do Fundo Vale e parceiros;
• Realizar e apoiar programas para identificar, fortalecer e desenvolver negócios ou novos negócios;
• Realizar análise de viabilidade da geração de novos negócios a partir da inovação gerada;
• Plugar a inovação em projetos voltados para soluções socioambientais.
Em junho de 2023, o Fundo Vale tornou-se um mantenedor do Cubo Itaú – o maior hub de inovação da América Latina – composto por uma comunidade de cerca de 400 startups nacionais e internacionais: um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, recursos e experiências.
Além do suporte financeiro, desempenhamos no Cubo o papel de catalisadores do ecossistema de inovação, promovendo o desenvolvimento de soluções e tecnologias voltadas para as áreas de Floresta, Clima e Bioeconomia.
A Jornada Impacto ao Cubo – iniciativa do Fundo Vale em parceria com a Ago Social e correalização do Cubo ESG – foi criada para incentivar e acelerar startups que desenvolvem soluções inovadoras com impacto socioambiental positivo nas áreas de Floresta, Clima e Bioeconomia. O programa oferece aos empreendedores participantes acesso a uma rede de mentores, especialistas, investidores e outros recursos essenciais para seu crescimento e sucesso. Além disso, as startups têm a oportunidade de se conectar a grandes empresas, e de fazer parte de um ecossistema de inovação dinâmico e colaborativo, ampliando suas possibilidades de impacto e escala.
Os Desafios Floresta & Clima do Fundo Vale são iniciativas voltadas para identificar e apoiar soluções inovadoras que promovam a sustentabilidade ambiental e enfrentem desafios ambientais urgentes. Essas ações buscam projetos que contribuam para a proteção e recuperação de florestas, a mitigação de emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas.
Em 2020, o Fundo Vale deu início à sua Jornada de Inovação de Impacto em Florestas & Clima e lançou o Desafio Agroflorestal, seu primeiro programa de aceleração, em parceria com a Reserva Natural Vale e apoio da aceleradora Troposlab. O Programa tece como objetivo buscar soluções inovadoras para a expansão de negócios agroflorestais. O Desafio Agroflorestal surgiu como uma contribuição adicional em resposta ao desafio de recuperação de áreas em grande escala, no contexto do compromisso florestal voluntário 2030. O programa contemplou seis fases em seu desenvolvimento, incluindo aceleração e validação de Provas de Conceito (PoC) de modelos de negócios de impacto socioambiental, visando fomentar e fortalecer esse ecossistema com foco em seus impactos sociais e ambientais positivos. O Sense Lab se juntou à iniciativa para a aplicação do Modelo C com as startups aceleradas.
Iniciativa do Fundo Vale em parceria com a aceleradora Quintessa, voltada para o fortalecimento do mercado de carbono florestal no Brasil. O programa seleciona startups inovadoras com soluções para desafios do ecossistema de carbono agroflorestal, oferecendo um programa de aceleração de seis meses. Durante esse período, os empreendedores recebem mentorias, acompanhamento individual e conexões estratégicas para desenvolver suas soluções e aumentar a oferta de tecnologias maduras no mercado de carbono.