Fundo Vale e a Amazônia
A Amazônia foi escolhida pelo Fundo Vale como região inicial e prioritária de atuação, em um momento histórico em que o desmatamento ilegal vinha em queda constante. Havia ali uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento por meio do incentivo à bioeconomia, aos negócios sustentáveis e às iniciativas públicas que visavam o desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, a Amazônia concentra a maior parte das atividades da Vale, mantenedora do Fundo, o que trazia também a vantagem de atuar em alinhamento à estratégia da companhia.
Desde 2009, foram apoiadas 75 iniciativas socioambientais que resultaram em 23 milhões de hectares de áreas protegidas com apoio do Fundo Vale até 2020. Fomos reconhecidos duas vezes entre os TOP 10 financiadores para a conservação da Amazônia na lista da fundação americana Gordon and Betty Moore Foundation.
Nossa atuação resultou na construção de uma rede de relacionamentos que hoje atua como barreira ao avanço do desmatamento ilegal e que trabalha pelo desenvolvimento sustentável dos biomas, seja no desenvolvimento de uma pecuária e uma agricultura sustentáveis, ou em modelos de negócios que visam manter a floresta em pé. Também permitiram dar escala a projetos produtivos sustentáveis que se converteram em negócios de impacto socioambiental em prol da floresta em pé e de sua recuperação.