Ao nos aproximarmos dos nossos 10 anos de existência, identificamos a necessidade de revisar nossa estratégia e estabelecer metas de longo prazo.
Assim, em 2020, reunimos parceiros, especialistas, lideranças da Vale e o nosso time para organizar os saberes e aprendizados construídos em uma década de jornada e discutir tendências futuras na agenda socioambiental.
Desse mergulho profundo nasceu a Teoria da Mudança (TM) do Fundo Vale 2030, um conjunto de princípios, estratégias, resultados, impactos e compromissos, que vai orientar como os recursos do Fundo Vale serão alocados daqui para frente, mantendo o nosso propósito. O documento consolida a visão de que, para potencializar uma nova economia, sustentável e inclusiva, a agenda do Fundo Vale irá além do fomento filantrópico a iniciativas, e inclui o investimento em sua pauta.
Na prática, já desenvolvemos e fortalecemos mecanismos financeiros de impacto, além de buscarmos formas sustentáveis e inovadoras de capitalização e qualificação dos projetos. Nosso objetivo é apoiar a autonomia, a escala e o impacto para que se tornem uma realidade e levem à recuperação de biomas e à conservação ambiental.
Esse novo modelo inclui, destravar o acesso a recursos financeiros e aos mercados para os negócios que valorizam a floresta em pé ou para que cadeias produtivas se tornem mais sustentáveis. Significa também ajudar a atrair outros investidores e engajar atores estratégicos para que esses negócios prosperem e o capital inicial retorne e possa ser reinvestido em novos projetos e negócios, gerando um círculo virtuoso.
O Fundo Vale atuará em territórios onde existam oportunidades para cumprir a sua missão, com especial atenção para a Região Amazônica.
Nossa ação é pautada no fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto socioambiental positivo por meio de cinco estratégias (intituladas 5Cs) que englobam o que se considera fundamental para estruturar um tecido de atuação que permita alcançar os resultados declarados na Teoria da Mudança.
O Fundo Vale construiu sua estratégia alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e destaca aqui as metas com as quais deve contribuir por meio de sua atuação institucional.
Os resultados que o Fundo Vale pretende alcançar estão estruturados em dois marcos temporais, que definem também o grau de governabilidade ou controle que terá sobre tais ambições.
Expressam a “esfera de governabilidade”, ou seja, aqueles sobre os quais a capacidade de controle é maior, de atribuição direta.
Expressam a “esfera de influência” do Fundo Vale, aqueles que tem o potencial de criar condições para o alcance dos impactos para 2030. Neste sentido, a relação do Fundo Vale com tais ambições é de contribuição.
Baixe a nossa Teoria da Mudança
Download