Nossa alocação de recursos é orientada e priorizada por esse sistema, desde as ações de filantropia que fortaleçam o ecossistema de negócios de impacto socioambiental, até o investimento de impacto, com expectativa de retorno financeiro. O Fundo Vale se propõe ainda a prototipar veículos e soluções financeiras inovadoras com possibilidade de escala futura, mas que, no curto prazo, ainda geram retorno financeiro abaixo da média do mercado, a depender da estratégia e do problema em questão.
Ecossistemas naturais protegidos, recuperados e viabilizando o uso sustentável de seus recursos.
Comunidades locais, povos tradicionais e da floresta e produtores rurais atuando de maneira cooperativa e organizada, gerando riquezas de forma sustentável a partir dos recursos naturais e com maior acesso a serviços e produtos que colaboram para a qualidade de suas vidas.
Uma economia regenerativa desenvolvida com base na valorização de recursos naturais e na distribuição justa, igualitária e equitativa de seus benefícios ao longo de sua cadeia de valor.
Vale considerando a agenda de negócios de impacto socioambiental na transformação de sua cultura organizacional e estratégias de longo prazo.
O GIMPACT é o modelo do Fundo Vale que informará sobre o comportamento da sua estratégia e o alcance de seus resultados. O modelo pretende criar as bases para o Fundo Vale demonstrar de forma robusta a sua efetiva contribuição para as mudanças de alto nível no curto, médio e longo prazo, mapeando quais resultados 2025 e 2030 estão sendo mais ou menos atingidos – com base na sua Teoria de Mudança 2030.
Desde 2020, o Fundo Vale publica Relatórios de Impacto e busca a melhor forma de apresentar o alcance das ações. Em 2023 esse relatório passou a ser bianual, para que os reportes pudessem ser feitos com mais detalhes sobre todo o impacto da atuação no período. A partir deste ano, entre cada Relatório de Impacto, os avanços do ano passam a ser apresentados neste site de forma resumida, focada na visão dos resultados e iniciativas apoiadas e/ou desenvolvidas.
As informações apresentadas referem-se às contribuições das iniciativas que participaram do processo de coleta de dados autorreportados em 2024 à Teoria da Mudança do Fundo Vale.