Fundo Vale participa do evento e enfatiza que o legado dessa edição foi provocar um exercício coletivo de reflexão, trazendo visões mais humanas para as novas tecnologias
Pela primeira vez fora da Europa, a 13ª edição do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, foi realizada no Rio de Janeiro. Durante quatro dias, o Web Summit Rio 2023 recebeu 21 mil pessoas, 300 palestrantes, mais de 700 startups e 100 horas de palestras, masterclasses e sessões de networking. O Fundo Vale esteve presente através da analista, Letícia Zuardi.
Para ela, o evento provocou um exercício coletivo de reflexão. “Além de fazer um upload de ideias, penso que todos nós saímos dali com a certeza de que precisamos criar mais interações entre diferentes áreas. Atuar em alta performance no mercado de sustentabilidade, impacto socioambiental, blended finance, venture capital é impossível somente com tecnologia e inovação. O que faz diferença (e sempre fará) são as pessoas, nosso conhecimento compartilhado”, enfatiza.
Aqui vão alguns destaques:
Venture Capital – Apesar da baixa ocorrida no ano passado com a redução nas rodadas de venture capital, os investidores estão com boas perspetivas, acham que o “inverno das VCs” ajudaram na regulação do mercado já que os valuations estavam com valores muito altos. Em especial, soluções com foco em IA, clima e biotecnologia.
Inteligência Artificial – Assuntos em alta no setor de tecnologia que foi debatido incessantemente, mesmo em sessões onde a tecnologia não era o tema principal. Os pontos de vista nem sempre foram parecidos: a IA foi atacada por uns e superestimada por outros. As opiniões vão desde o uso de dados para construção de ferramentas com informações incorretas, até quem acredite que a próxima revolução industrial será baseada na IA.
Mudanças climáticas – Destaque para a Masterclass “Inovação e Descarbonização” ministrada por Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da Vale. O que a mineração tem a ver com a inovação? Ela apresentou a importância do tema descarbonização e as soluções mais inovadoras para a mineração do futuro, listou iniciativas da Vale como centros de pesquisa, institutos de tecnologia e apoio a startupserdes de restauração das matas nativas. Corporate Innovation – A temática foi discutida de forma diferente, a transformação cultural ganhou um peso muito maior do que a transformação tecnológica.