10/02/25

Empresa foi criada com apoio do Fundo Vale com objetivo de recuperar áreas por meio de sistemas sustentáveis e impacto socioeconômico para comunidades  

Valmir Ortega, fundador da Belterra Agroflorestas, foi reconhecido como Empreendedor Social do Ano pela Fundação Schwab, uma organização parceria do Fórum Econômico Mundial que reúne empreendedores que impulsionam mudanças sistêmicas para um mundo mais equitativo, sustentável e inclusivo. A premiação reconhece pessoas que desenvolvem soluções inovadoras para desafios socioambientais, destaca projetos com impacto global, além de conectar os vencedores a uma rede de especialistas e investidores para ampliar seu alcance e impacto. 

A  Belterra, apoiada pelo Fundo Vale desde sua criação, em 2020, tem como foco a recuperação de terras por meio de sistemas agroflorestais. A startup atua em parceria com pequenos e médios produtores, promovendo a sustentabilidade, a geração de renda e o fortalecimento da bioeconomia brasileira. O modelo de negócio busca garantir uma transição sustentável do uso da terra, fornecendo assistência técnica, acesso a capital e mercado. 

“Receber esse prêmio é um reconhecimento da urgência de modelos inovadores que conciliam desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A Belterra busca demonstrar que é possível restaurar ecossistemas nativos com a promoção justa de benefícios para comunidades rurais”, afirma Ortega. 

“Nosso mundo está enfrentando instabilidade, polarização e exclusão, ao mesmo tempo em que lida com eventos climáticos extremos e desastres imprevisíveis. Diante desses desafios, a necessidade de soluções ousadas e inovadoras como estas nunca foi tão urgente”, afirmou François Bonnici, diretor da Fundação Schwab, em entrevista à Folha de S.Paulo.  

Belterra e Fundo Vale  

A Belterra nasceu com o apoio financeiro do Fundo Vale para colaborar com a Meta Florestal 2030 da Vale, que inclui a recuperação de 100 hectares de áreas no Brasil até 2030, por meio de sistemas sustentáveis. Desde sua fundação, em 2020, o Fundo Vale apoia a empresa na viabilização de Sistemas Agroflorestais em larga escala, que visam a regeneração da saúde do solo, a restauração da paisagem natural e a recuperação da biodiversidade.  A parceria também envolve a participação em soluções financeiras inovadoras para viabilizar as operações da empresa, captar mais recursos e promover a sustentabilidade do projeto. 

“Nosso papel é acelerar negócios que possam dar escala a inciativas que visam a recuperação de áreas de floresta com impacto ambiental positivo e geração de renda para as comunidades. A Belterra é um exemplo muito bem-sucedido de que isso é economicamente viável e benéfico para todas as partes envolvidas. Desde o início, buscamos ajudar a estruturar a empresa como um negócio sustentável, capaz de atrair investimentos e gerar valor para a economia florestal. Essa importante premiação mostra que a Belterra está cumprindo seu propósito e servindo de modelo global para que surjam outras iniciativas similares”, disse Gustavo Luz, diretor executivo do Fundo Vale.