Publicação analisa crise ambiental, as desigualdades sociais e urgência da ampliação do investimento em impacto socioambiental na Amazônia
O Boletim Amazônia chega à sua terceira edição em outubro de 2024, trazendo uma análise detalhada do contexto atual da região amazônica. Entre os temas, destacam-se a crise dos incêndios florestais, que registrou o maior número de focos em 19 anos, mesmo com a redução do desmatamento; uma entrevista com Beto Veríssimo sobre o lançamento do Índice de Progresso Social (IPS) pelo Imazon – que expõe desigualdades socioambientais críticas na região; e a crescente vulnerabilidade da Amazônia Ocidental frente às mudanças climáticas. Os avanços em políticas públicas e mecanismos de financiamento sustentável, como o Fundo Floresta Tropical para Sempre, também foram pauta da nova edição.
A publicação ressalta a necessidade urgente de ampliar os investimentos em ciência, tecnologia e inovação como pilares para fortalecer a conservação do bioma e promover o desenvolvimento socioambiental da região. Nesse contexto, o desenvolvimento da bioeconomia e a criação de novos mecanismos financeiros são apresentados como fundamentais para garantir a proteção e a recuperação das florestas tropicais, impulsionando um crescimento econômico sustentável e equilibrado na Amazônia.
Sobre o Boletim Amazônia
O Boletim Amazônia é uma iniciativa do Fundo Vale – realizada com curadoria da Consultoria Catavento. A publicação realiza um mapeamento contínuo do ambiente externo, abordando temas relevantes e perspectivas para a COP 30, além de fornecer dados estratégicos e análises que facilitam a tomada de decisão. O boletim se destaca como um importante ativo de relacionamento entre as empresas da comunidade Amazônia ao CUBO, incentivando iniciativas que priorizem a preservação da floresta, promovam a biodiversidade e fortaleçam negócios inovadores na região.
Clique aqui para baixar a publicação.