Iniciativa do Fundo Vale visa criar uma comunidade de colaboradores interessados na temática de impacto socioambiental positivo
A Rede de Impacto Vale (RIV), iniciativa da área de Inovação do Fundo Vale para formar uma comunidade de colaboradores de todas as áreas da Vale interessados na temática de impacto socioambiental positivo, já é um sucesso. O programa, realizado em parceria com a Ago Social, atraiu 280 pessoas e chegou ao seu quarto encontro mensal no dia 27 de julho, com participação especial da Natura.
As reuniões da RIV têm como objetivo disseminar conhecimentos gerais sobre a geração de impacto positivo, permitindo que os participantes avaliem se desejam ingressar na Jornada de Mentores. Nessa jornada, eles recebem capacitação para atuar diretamente na mentoria de startups voltadas para negócios com benefícios ambientais e sociais. Além disso, as reuniões servem como ponto de encontro para o lançamento de jornadas formativas, quando o Fundo Vale oferece ao grupo a oportunidade de se capacitarem como mentores de startups de impacto socioambiental.
“O engajamento dos participantes é notável. As reuniões da RIV mantêm uma presença média robusta e a diversidade é um ponto forte do programa. A RIV reúne colaboradores de diferentes idades, gêneros e áreas de atuação, destacando um número maior de mulheres”, contou Giovana Gohr Serenato, responsável pela gerência de Inovação do Fundo Vale.
Jornada de Mentores
A Jornada de Mentores é uma iniciativa da RIV voltada para os colaboradores decididos a atuarem como mentores. Trata-se de uma capacitação especializada que prepara os voluntários para apoiar as startups em frentes diversas, como definição e validação do modelo de negócio, construção rede de relacionamento, gestão de pessoas, visão estratégica, comunicação, desenvolvimento de produto, entre outras.
Atualmente, 74 integrantes da RIV participam da jornada como mentores apoiando o desenvolvimento de 20 negócios, em grupos de três ou quatro pessoas. A maioria das startups mentoradas é da Região Norte, 90% possuem até cinco colaboradores, 38% estão em fase de definição de modelo de negócios e 43% não faturaram em 2023.
Camila Silva, analista de Responsabilidade Social Sr. da gerência de Restituição e Reabilitação Social, ingressou na RIV trazendo na bagagem 25 anos de atuação na Vale, sendo os 20 primeiros na área de RH e os cinco últimos na Diretoria de Reparação. Ela aceitou o desafio colocando à disposição sua expertise em desenvolvimento e gestão de pessoas, fortalecimento de redes, economia circular, diversidade e inclusão, entre outras.
“Para os mentores é uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal, além de permitir que as pessoas que trabalham na empresa contribuam de forma mais ativa para as questões ambientais e sociais. A agenda climática e o cuidado com a Amazônia dizem respeito a todos nós. O programa nos aproxima de possibilidades reais, onde podemos compartilhar conhecimento e contribuir com ações de impacto socioambiental. Para mim, é uma excelente oportunidade de desenvolvimento, trabalho colaborativo e ação”, diz Camila.
“A Rede de Impacto Vale tem essa missão de criar entre os participantes um sentimento de pertencimento ao nosso compromisso de gerar impacto positivo, além de mostrar como grandes empresas podem ser catalisadoras de mudanças positivas, impulsionando a inovação sustentável”, conclui Giovana.