Conheça o programa que desenvolve talentos e prepara novas lideranças empreendedoras para que promovam o impacto positivo na Amazônia
Despertar o empreendedorismo aliado à floresta amazônica. É assim que o programa Gênese, da plataforma Jornada Amazônia, realizado pela Fundação Certi com coparticipação e investimento do Fundo Vale, busca semear solos mais férteis para jovens maiores de 16 anos. Seu legado é desenvolver talentos, direcionando o olhar para a floresta e preparando novas lideranças para o mercado de trabalho. Tem dado certo! Para se ter uma ideia, na última chamada finalizada em setembro (a terceira do ano), foram 2.012 inscritos, de 142 municípios dos nove estados da Amazônia Legal.
O programa é gratuito e, durante um mês, os participantes ficam imersos em atividades na comunidade: ciclos semanais de aprendizado, oficinas interativas, experiências de jogos, oportunidades de cocriação de soluções inovadoras na bioeconomia, sessões de mentoria em grupo, conexões com a rede de influenciadores da Amazônia, dinâmicas de autoconhecimento e propósito na carreira, além de acesso a uma plataforma online que os conecta diretamente à Amazônia e ao mundo.
Ao fim dos ciclos, os participantes mais engajados são selecionados para se tornar embaixadores do programa e contribuir com a expansão do Gênese localmente.
Por que transformar esses jovens em embaixadores?
A ideia é manter a comunidade ativa, transformando essas pessoas em polinizadores do ecossistema de inovação. Assim, elas contribuem para divulgar e fortalecer iniciativas de valorização da floresta em pé. Nas duas edições de 2023, 3.318 pessoas se inscreveram: 2.186 na primeira edição e 1.132 na segunda. Na primeira, 10 embaixadores foram selecionados por inspirar a comunidade e a cultura empreendedora. Na segunda, mais 7 jovens se uniram ao grupo. Agora, em agosto, esses 17 embaixadores foram a Florianópolis (SC) para conhecer o ecossistema de inovação da cidade.
Além de palestras e atividades na ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), na Fundação CERTI e em outros espaços de inovação, os participantes também compareceram ao Startup Summit, um dos principais eventos nacionais para empreendedores, investidores e agentes da inovação no Brasil. O evento reuniu empreendedores de todo o país, inclusive da região amazônica, tornando essa experiência ainda mais enriquecedora para os embaixadores.
Quando Rosane Cavalcanti, pesquisadora e professora do mestrado profissional em Desenvolvimento Sustentável do Instituto Tecnológico Vale, recebeu o convite para ser embaixadora do programa, ela teve ainda mais certeza da importância do empreendedorismo para ajudar a proteger a Amazônia.
“Aprendi muito com a diversidade de pessoas de todos os lugares da Amazônia que participaram do projeto. A imersão de uma semana em Florianópolis me deu a oportunidade de escutar empreendedores e investidores. O avanço do desmatamento na Amazônia continua alto, gerando consequências para a perda de biodiversidade, alteração do regime de chuvas no país, emissão de gases que causam mudanças climáticas, entre outros efeitos negativos. Precisamos, urgentemente, alterar a forma de nos relacionar com esse território de modo a gerar preservação e recuperação das florestas. Os desafios são enormes, mas as oportunidades também. Programas desse tipo servem para que mais pessoas passem a buscar soluções para esses problemas, além de dar oportunidades para conectá-las e estimular que essas soluções saiam do papel e causem impacto positivo para o ambiente e a sociedade.” Rosane Cavalcanti
Hellen Almada é bióloga mato-grossense com doutorado em Ecologia e Conservação. Nas quatro semanas que participou do Gênese, ela ficou impressionada com a quantidade de produtos e tecnologias que já estão sendo desenvolvidos e descobriu como é instigante inovar.
“Participar do programa Gênese foi uma experiência incrível e transformadora! Sou bióloga, mas minha formação não abordou tópicos importantíssimos vistos no Gênese Jornada Amazônia. Aprender sobre empreendedorismo e inovação foi totalmente novo, e o Gênese me proporcionou conhecimentos valiosos: Aprendi sobre estratégias para manter a floresta em pé por meio de experiências reais de bioeconomia, o que aumentou ainda mais minha paixão por soluções sustentáveis.” Hellen Almada
A embaixadora Tulipa Vieira é de Icoaraci, distrito de Belém, e é formada em Comunicação Social com MBA em Marketing. Para ela, participar do Programa Gênese foi uma verdadeira injeção de ânimo, conhecimentos e conexões.
“Através do programa, entendi meu propósito: ajudar a potencializar marcas e empreendedores da Amazônia por meio da Comunicação e do Marketing, para tornar o cenário mais competitivo. E, com isso, pude também identificar meu papel de dinamizadora no Ecossistema de Inovação e quais caminhos preciso trilhar para fazer o meu propósito acontecer. Ao longo dessas quatro semanas, fiquei impactada com a quantidade de produtos e tecnologias que já estão sendo desenvolvidos e descobri como inovar é desafiador. Para mim, o Gênese se mostrou uma poderosa ferramenta para impactar jovens no início da carreira e/ou cursando graduação, estimulando-os a se tornarem uma geração mais inovadora e criativa.” Tulipa Vieira
O Fundo Vale e a Jornada Amazônia
Ao apoiar iniciativas como a Jornada Amazônia, o Fundo Vale contribui para impulsionar a inovação, a colaboração e a mentalidade empreendedora voltada à bioeconomia na Amazônia. Além disso, a formação proporcionada pelo programa, abordando temas como negócios de impacto, bioeconomia e soluções benéficas para a floresta, gera oportunidades concretas para esses talentos no campo da bioeconomia.
Essa participação ativa representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável da região, unindo esforços para promover uma economia ambientalmente consciente e socialmente inclusiva.