Programa tem objetivo de envolver profissionais de diversas áreas da Vale em estratégias de negócios voltados desenvolvimento sustentável na região amazônica
Começou a Mentorias de Impacto, uma inciativa da área de Inovação do Fundo Vale que dá oportunidade a colaboradores de diversas áreas da Vale para atuarem como mentores em negócios de impacto socioambientais na Amazônia. A ação faz parte do apoio da Vale à Jornada Amazônia, um programa de aceleração de negócios de impacto realizado pelo Fundo Vale em parceria com a Fundação Certi.
O treinamento, realizado entre os dias 24 de junho e 12 de julho, oferece conteúdo online e gravados destinados a preparar os colaboradores para se tornarem mentores eficazes. Nessa etapa, os participantes aprenderão sobre os diferentes tipos de mentoria, métodos de preparação e ação, além de conhecerem os desafios específicos enfrentados por negócios de impacto na Amazônia.
A fase prática ocorrerá de 15 de julho a 27 de setembro. Durante esse período, os mentores terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, participando ativamente na criação de estratégias e planos de ação para ajudar negócios sustentáveis a alcançar seus objetivos. Esta etapa é fundamental para que os mentores possam ter uma experiência real de mentoria e contribuir diretamente para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Os mentores serão organizados em trios, formados de acordo com as necessidades e desafios específicos de cada negócio mentorado. Durante a fase de prática, os mentores deverão realizar pelo menos seis encontros com as startups para conhecer as particularidades da iniciativa e colaborar com as estratégias e planos de ação para alcançar os resultados desejados. Além disso, os mentores acompanharão a execução das atividades e ajudarão a ajustar as estratégias conforme necessário, garantindo que os empreendedores estejam no caminho certo para atingir seus objetivos.
O processo seletivo
Colaboradores de diversas frentes de negócios da Vale foram convidados a se inscrever no programa por meio de um formulário, onde forneceram informações básicas como nome, raça, gênero, cargo e área de atuação na empresa. Além disso, indicaram as principais áreas em que se sentem preparados para oferecer mentoria.
“A seleção foi feita com base em dois critérios: assegurar a diversidade do grupo e alinhar as especialidades dos mentores com os desafios específicos dos negócios participantes. Estamos animados com a jornada, será uma experiência muito rica para os colaboradores selecionados e de muita valia para as startups que recebem nosso apoio”, diz Rodrigo Araújo, da área de Inovação do Fundo Vale.