07/10/24

Iniciativa busca aprimorar infraestrutura, capacitar comunidades e garantir acesso a mercados mais justos

O Fundo Vale realizou uma visita às Reservas Extrativistas Arioca-Pruanã e Mapuá, no Pará, como parte de sua estratégia de monitoramento dos projetos de fortalecimento da cadeia produtivas da sociobiodiversidadea Amazônia brasileira, nessa visita foram acompanhados os projetos de manejo florestal comunitário. Em parceria com o Instituto Floresta Tropical (IFT), o Fundo Vale apoia a exploração sustentável de madeira pelas comunidades residentes nessas áreas. O objetivo desse projeto é fortalecer a governança e as capacidades técnicas locais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, situadas em uma das regiões com os menores índices de desenvolvimento humano do país.

Na ocasião, foram realizadas reuniões com as comunidades locais para discutir a participação comunitária, além de visitas às áreas de manejo para conhecer as estruturas construídas com o apoio do Fundo Vale.

Além de melhorar a infraestrutura dos planos de manejo e a capacidade técnica dos extrativistas, o projeto busca promover a verticalização da produção, fortalecer os espaços de decisão coletiva, fomentar novas cadeias de sociobiodiversidade e garantir o acesso a mercados mais justos.

As visitas às unidades de conservação são parte de um esforço contínuo para garantir a eficácia dos projetos apoiados pelo Fundo Vale e mensuração do impacto positivo gerado. Além das inspeções de campo, são realizadas reuniões mensais de acompanhamento e produção relatórios técnicos.

“A oportunidade de presenciar o trabalho in loco é uma experiência singular. Conhecer o modo de vida e de trabalho dessas comunidades extrativistas nos abre os olhos para a importância no manejo sustentável na Amazônia para a conservação da floresta”, disse Mônica Fonseca, da gerência de Amazônia e Parcerias do Fundo Vale.

Sobre o ITF

O Instituto Floresta Tropical (IFT), fundado em 2003, é uma organização da sociedade civil que promove soluções práticas em manejo florestal sustentável, com foco em capacitação, assistência técnica e pesquisa. Seu objetivo é manter a floresta em pé, gerando renda e empregos. O IFT oferece treinamento para agentes do governo, estudantes, comunidades e pequenos produtores, sendo apoiado por organizações de fomento. Atualmente, é o único centro independente de treinamento prático em manejo florestal em operação no mundo.