31/03/25

Conheça a iniciativa que proporciona uma experiência colaborativa entre áreas e favorece a integração entre negócios e impacto positivo 


A Latimpacto, organização parceira do Fundo Vale, desenvolveu uma solução inovadora para apoiar empresas na integração estratégica de suas iniciativas de impacto social e ambiental ao core business: o Jogo de Impacto Corporativo. A ferramenta fornece uma experiência colaborativa entre áreas como ESG, Filantropia, Finanças, Inovação e Unidades de Negócio, permitindo mapear iniciativas de impacto, identificar sinergias existentes e potenciais, e definir prioridades para ações futuras.

“O Jogo de Impacto Corporativo foi criado em colaboração e sempre contando com o trabalho que o Fundo Vale faz de apoio ao ecossistema de impacto para que este possa ser o ponto de partida de algo que serve também a outras organizações”, comenta Pedro Telles, diretor nacional da Latimpacto.

Como o jogo funciona? 

O processo foi estruturado por quatro etapas principais: nivelamento e conteúdo, construção do perfil de impacto de cada área e veículo de impacto da organização, mapeamento de sinergias, colaboração e como podemos construir os próximos passos.

Utilizando ferramentas de colaboração digital, os jogadores recebem apoio com um entendimento mais profundo dos conceitos e como eles se relacionam com cada uma das áreas. Com essa base consolidada, o grupo avança para a identificação das iniciativas prioritárias e para a definição de estratégias de colaboração entre as diferentes partes da organização.

“O jogo provocou reflexões importantes sobre os potenciais impactos de diferentes iniciativas nas quais a empresa está envolvida e a conexão destas com o nosso negócio. Além disso, por ser uma empresa grande, há soluções em diferentes áreas que precisam se conectar para ampliar e escalar as ações de impacto”, explica Luiz Guilherme Queiroz Gomes, da área de Sustentabilidade e Relacionamento com Comunidades da Vale.

Resultados 

Ao final do Jogo de Impacto Corporativo, as empresas contam com um mapeamento claro das iniciativas de impacto e das sinergias existentes entre as diferentes áreas, proporcionando uma visão integrada de como as ações se conectam e onde há oportunidades para fortalecer ou expandir o impacto. Além disso, as empresas saem com uma lista de ações prioritárias, que orienta quais iniciativas devem ser fortalecidas, construídas, avaliadas ou descontinuadas, fazendo com que os recursos sejam alocados de forma estratégica.

“Sabemos que grandes empresas têm iniciativas em diversas áreas diferentes, a ideia desta frente é criar o espaço para que todas essas diferentes áreas consigam se aproximar, conhecer melhor o trabalho uma da outra e entender como podem colaborar. Tudo isso com base nos conceitos que a Latimpacto trabalha, apoiando todos os diferentes veículos de impacto para que sua atuação seja a mais inovadora, eficiente e catalítica possível”, explicou Pedro.

Outro resultado valioso são os insights sobre colaboradores e áreas. O jogo identifica as áreas envolvidas no maior número de sinergias, destacando sua capacidade de colaboração. Também revela as “estrelas de impacto” em ascensão, áreas com mais iniciativas para construir ou avaliar, indicando onde há potencial para crescimento. Por fim, reconhece os “construtores de pontes”: colaboradores que facilitam conexões entre áreas e impulsionam ideias. 

“A dinâmica do jogo ajuda a promover a colaboração entre áreas que muitas vezes não conversam entre si, criando um espaço de integração e compartilhamento de boas práticas. O jogo é uma ferramenta dinâmica que funciona como um catalisador de iniciativas e promete transformar a forma como as empresas pensam e agem em relação ao impacto”, comenta Liz Lacerda, da área de Parcerias e Fomento do Fundo Vale.