13/11/24

Publicação traz articulistas renomados que oferecem análises sobre a maior floresta tropical do mundo em perspectivas diversas  

Durante o 3º Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Socioambientais na Amazônia (FIINSA), aconteceu o lançamento de Amazônia, uma edição especial da revista Stanford Social Innovation Review Brasil que contou com o patrocínio e curadoria do Fundo Vale. Referência mundial em inovação social, a revista traz conteúdos que combinam rigor acadêmico, divulgação de ideias e práticas inovadoras para o impacto social e ambiental.  

Sob o tema “Passado, Presente e Futuro”, a publicação reúne 11 artigos de especialistas em meio ambiente, economia, políticas públicas, ciência climática, regularização fundiária, saberes e práticas ancestrais, empreendedorismo de impacto e finanças sustentáveis. Os articulistas oferecem análises sobre a maior floresta tropical do mundo, trazendo diferentes perspectivas e estratégias possíveis para enfrentar a crise climática, as vulnerabilidades socioeconômicas das comunidades tradicionais e os desafios da proteção da biodiversidade e da recuperação de áreas.  

“A nossa atuação é baseada em dados e a revista tem uma conexão entre a academia e a prática muito interessante. O resultado é uma publicação riquíssima e uma ferramenta de conhecimento muito útil. Então, convido vocês a celebrar a revista junto com quem escreveu, com quem está pensando sobre a Amazônia”, disse Liz Lacerda durante o lançamento. 

A revista é referência para gestores públicos, líderes de organizações sociais, pesquisadores e empresas que buscam soluções para os desafios sociais e ambientais do país, conectando conhecimentos globais com a realidade brasileira. 

O artigo “Uma meta inovadora: a recuperação de áreas com negócios sustentáveis” destaca o potencial de colaboração entre investidores, empresas, pesquisadores e o setor público em iniciativas que integram a proteção e recuperação de áreas com o desenvolvimento socioeconômico. Escrito por Gustavo Luz, Juliana Vilhena, Nathália Cipoleta e Bia Marchiori, do Fundo Vale, o texto apresenta a experiência da Meta Florestal Vale 2030 como um modelo inovador de recuperação de áreas por meio de sistemas sustentáveis ​​e impacto socioambiental positivo, que pode servir de referência e inspiração para outras iniciativas.  

Clique aqui para acessar a revista.