Realizada em Oaxaca, no México, evento reuniu mais de 600 pessoas com visão e ações em impacto socioambiental
O Fundo Vale participou da terceira edição da Latimpacto – Impact Minds: Beyond Frontiers, conferência voltada para o enfrentamento dos desafios sociais e climáticos por meio de soluções inovadoras em filantropia de risco. Nesta edição, o evento tratou de temas como desigualdades raciais e de gênero, finanças inovadoras para o impacto, gestão e mensuração de impacto, mudança sistêmica, bioeconomia e mudanças climáticas, arte e cultura, uso de tecnologias para o impacto e educação, entre outros. Foi destaque em várias falas a necessidade de, mais do que nunca, incluir populações vulneráveis nas oportunidades econômicas e sociais da América Latina e Caribe.
Realizado entre os dias 9 e 12 de setembro, na cidade de Oaxaca (México), o evento reuniu mais de 600 participantes de 36 países, incluindo provedores de capital com visão de impacto dos setores privado, público e filantrópico, investidores de impacto, organizações dinamizadoras, institutos e fundações, além de organizações da sociedade civil que implementam projetos. Participantes vieram de países como Estados Unidos, Canadá, além de regiões da Europa e Ásia.
Como membro do Conselho Gestor, o Fundo Vale participou da reunião que contou com a presença de Doug Miller, considerado o “pai” do movimento de Venture Philanthropy e fundador da rede europeia, a primeira do setor e rede irmã da Latimpacto. Miller esteve presente durante toda a conferência e foi homenageado em diversas ocasiões.
“A conferência da Latimpacto se consolidou como um evento essencial para fomentar colaborações, aprendizado e conexões entre organizações, fundações e empresas que estão olhando para uma filantropia mais estratégica, numa troca norte-sul”, afirmou Márcia Soares, gerente Amazônia e Parcerias do Fundo Vale, que participou do painel Corporações e Inovação, compartilhando experiências sobre a atuação da organização.
“Percebi que a agenda ambiental definitivamente entrou para este ecossistema. Quando comecei a acompanhar, há uns cinco anos, isso não era uma realidade. Finanças verdes, mudanças climáticas, bioeconomia, conservação ambiental entre outros temas estiveram fortemente presentes nos espaços formais e informais da Conferência”, destacou Márcia.
Além de promover debates muito ricos, o evento foi palco do lançamento de algumas iniciativas. Uma delas foi o Fundo Catalítico Verde, parceria entre a Latimpacto, Coca-Cola e Bayer que tem como objetivo apoiar negócios e empresas na América Latina e no Caribe para combater as emissões de carbono na região. Outro lançamento foi o Fundo STEM, com foco em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em parceria com a multinacional de tecnologia Lenovo.
Antes do início da conferência, os participantes fizeram visitas de campo e conheceram negócios sociais em Oaxaca e entorno. As visitas incluíram negócios como agricultura sustentável, alimentação natural, produção de cerâmica, projetos de tecelagem indígena, fábrica de café orgânico e um programa de saúde sexual e reprodutiva para jovens indígenas e afro-mexicanas, entre outras iniciativas.
Em apenas cinco anos de criação, a Latimpacto se firmou como o principal fórum de discussão sobre filantropia e investimento para o impacto, uma rede potente na América Latina que já conta com mais de 200 associados. Como membro fundador da rede, o Fundo Vale apoia a Agenda Pan-Amazônica e suas ações no Brasil, com foco em mobilizar diferentes setores e capitais, tanto locais quanto internacionais, para promover a conservação e a sustentabilidade socioambiental na região, buscando fortalecer a agenda climática.
O canal Pioneer Post fez uma matéria aprofundada sobre o encontro. Clique aqui para conhecer 10 lições e aprendizados da Conferência.