03/07/24

Ação é parte da Comunidade Jornada & Fundo Vale, uma iniciativa voltada para a qualificação de empreendedores e negócios de impacto que valorizam a floresta em pé 

No dia 29 de maio aconteceu mais uma edição da “Comunidade Jornada & Fundo Vale”, uma iniciativa da Jornada Amazônia que visa o compartilhamento de conhecimentos e experiências para a qualificação de startups apoiadas pela iniciativa. Nathalia Cipoleta, da Gerência de Estratégia, Gestão e Impacto, falou sobre os processos básicos para o desenvolvimento um modelo de gestão e mensuração do impacto positivo para um negócio ou iniciativa. “A gestão de impacto em iniciativas socioambientais é fundamental para assegurar que os projetos atinjam seus objetivos e gerem benefícios tangíveis para a sociedade e o meio ambiente. Ela possibilita a tomada de decisão baseada em evidências, ajuda a garantir a intencionalidade do impacto desejado ao escalar soluções, gera aprendizagem e melhoria contínuas e cria uma relação de transparência com os públicos de interesse”, explica Nathalia.  

A Jornada Amazônia tem como abordagem central o empreendedorismo inovador, dando suporte para cada empreendedor de acordo com seus diferentes estágios de maturidade, que podem ser divididos em três momentos: Ativação, Originação e Evolução. O objetivo principal dos encontros da comunidade de startups da Jornada Amazônia é criar um ambiente colaborativo onde os empreendedores possam aprender, criar conexões e, principalmente, compartilhar desafios comuns de seus negócios.  

Vivian Yujin Chun, fundadora da Moma Cosméticos. Foto: Giovanna Leite  

“O processo na Jornada Amazônia tem sido muito enriquecedor para nós. Primeiramente, por encontrar diversos parceiros e empresas que estão na mesma trajetória. Sabemos que empreender requer muita troca de experiências, e isso já é valioso por si só. Além disso, conhecer convidados com trajetórias ricas que trazem muita experiência e geram insights valiosos é um grande benefício. Por fim, conhecer especialistas e mentores que vão nos ajudar a resolver dores específicas com um olhar particular para a nossa fase e para o nosso negócio é extremamente importante”, disse Vivian Yujin Chun, fundadora da Moma Cosméticos.  

“A parceria com o Fundo Vale veio fortalecer nossa estratégia, proporcionando momentos valiosos para a troca de experiências e interação com a instituição e empreendedores. Vários profissionais do Fundo Vale têm participado nos encontros da comunidade, enriquecendo ainda mais as discussões e trazendo uma perspectiva prática sobre os desafios e oportunidades para os negócios de impacto”, disse Guilherme Martins Aragão, coordenador de Projetos no Centro de Economia Verde da Fundação CERTI.