Sob o tema “It’s Time”, líderes de governo, do setor privado, da academia e de organizações sociais se reuniram em busca de soluções inovadoras para a transição energética e a justiça climática
Entre os dias 22 e 29 de setembro, aconteceu a 16ª edição da Semana do Clima de Nova York, um dos eventos mais importantes sobre mudanças climáticas no mundo. Sob o tema “It’s Time”, mais de 100 mil pessoas debateram soluções de mitigação e adaptação climática de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Acordo de Paris.
Gustavo Luz, diretor executivo do Fundo Vale, participou do painel de Financiamento Climático, ao lado de Andrea Azevedo, diretora de Programas e Projetos do Fundo JBS pela Amazônia, Lise Tupiassu, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Vitoria Galvão, fundadora e coordenadora do Palmares Lab, Maria Netto, head de Finanças Verdes no Instituto Clima e Sociedade (iCS) e Belén Paez, diretora executiva da Fundación Pachamama no Equador. A moderação foi realizada por Marcelo Furtado, Diretor de Sustentabilidade da Itaúsa.
“Debatemos como o financiamento, a regulação e a cooperação entre os diversos setores da economia são fundamentais para enfrentar os desafios climáticos. Embora haja um consenso em torno do ritmo estabelecido pela COP15, os obstáculos relacionados ao acesso ao capital, à identificação e maturação de tecnologias e à escalabilidade das iniciativas permanecem comuns, especialmente para o setor privado. Superar essas barreiras é essencial para que as empresas consigam implementar soluções de impacto em larga escala”, comentou Luz.
O painel ocorreu na Casa Amazônia em Nova Iorque, um espaço projetado para oferecer uma imersão profunda na cultura e biodiversidade da floresta amazônica. O ambiente foi cuidadosamente preparado para destacar o tema “Fazer Amazônida”, que integra técnicas ancestrais e inovações sustentáveis. Além do tema de Financiamento Climático, o espaço também contou com painéis sobre Bioeconomia, Equidade e Mercado Criativo.
Gustavo Luz também participou de reuniões bilaterais, de engajamentos setoriais e de painéis em eventos relevantes, como o Brazil Climate Summit, o Goldman Sachs Sustainability Forum e o Sight Live, realizado em parceria com o Just Climate – fundo dedicado à transição energética. Durante esses eventos, o Fundo Vale fortaleceu suas interações com representantes do governo, academia, setores privados, financeiros, terceiro setor e provedores de ESG.
Rumo à COP
Com a aproximação das conferências climáticas globais, o chamado “Road to COP” também esteve em pauta na Semana do Clima de Nova York. A COP29, que será realizada em Baku, em novembro, deverá focar na abordagem dos gargalos financeiros da transição energética, enquanto a COP30, programada para ocorrer em Belém (PA) em 2024, deverá trazer à tona soluções verdes, com ênfase na bioeconomia, nas energias renováveis e na justiça climática.
Leia também: Courageous Land e Fundo Vale lançam plataforma de inteligência agroflorestal na Semana do Clima de Nova York.