Conheça os resultados da iniciativa pioneira criada para engajar colaboradores experientes no apoio ao ecossistema de negócios de impacto socioambiental positivo

Por meio de uma estratégia robusta composta por quatro jornadas complementares – Rede de Impacto, Mentoria de Impacto, Investimento de Impacto e Impacto ao Cubo – o Fundo Vale, em parceria com a Ago Social, lançou em 2024 um programa pioneiro com o objetivo de engajar os colaboradores e terceiros da Vale no ecossistema de impacto socioambiental positivo, promovendo conhecimento, conexões e ações concretas. O propósito é formar uma comunidade ativa de agentes colaborativos que apoiam negócios inovadores de impacto positivo.
“Ao longo das quatro jornadas, promovemos conhecimento, conexões estratégicas e ações concretas que fortaleceram negócios inovadores e sustentáveis. Os resultados mostram que, quando combinamos propósito e colaboração, alcançamos transformações reais”, disse Giovana Gohr, responsável pela área de Inovação do Fundo Vale.
Conheça a proposta e os resultados de cada jornada, apresentados em um relatório analítico desenvolvido pela Ago Social para identificar oportunidades de aprimoramento no programa.
Rede de Impacto Vale (RIV)

O objetivo da RIV é informar e engajar colaboradores de diversas áreas e cargos da Vale na temática de impacto socioambiental positivo. Na primeira etapa, foi disponibilizada uma série de vídeos sobre os desafios socioambientais globais e como negócios de impacto e investimentos estratégicos podem se tornar soluções para uma economia sustentável, justa e inclusiva.
Além disso, a RIV promoveu encontros mensais com especialistas e representantes de empresas, como Natura e Gerdau, para debater soluções e apresentar tendências globais no ecossistema de impacto. Ao longo dos oito encontros, foram compartilhadas histórias inspiradoras de empreendedores sociais, ações empresariais e experiências internas do Fundo Vale. O programa adota uma abordagem inclusiva, acessível a todos os níveis hierárquicos e áreas de atuação, valorizando a diversidade de competências e perspectivas.
Para melhor a performance de resultados, a Ago Social recomenda vincular a participação na RIV às metas corporativas dos colaboradores, criar um programa exclusivo para a alta liderança e reformular o modelo dos encontros, permitindo uma melhor conexão entre os participantes.
Jornada de Mentores
A Jornada Mentoria de Impacto tem o objetivo de conectar colaboradores da Vale a empreendedores sociais, especialmente da Amazônia. Com foco na capacitação para atuação como mentores, a jornada foi estruturada em duas etapas principais: um treinamento online assíncrono e um ciclo de mentorias para negócios selecionados pela Fundação Certi e pela plataforma Onda Verde. No período de três meses, os mentores participaram de seis sessões com os empreendedores, focando em desafios específicos dos negócios e propondo soluções e planos de ação.
Também foram realizados cinco encontros complementares: um para conectar os empreendedores, outro para apresentação inicial entre mentores e negócios, um terceiro para compartilhar experiências iniciais, uma aula sobre monitoramento de impacto com Nathalia Cipoleta, do Fundo Vale, e um encontro final para compartilhar aprendizados e encerramento do programa.
A jornada formou 52 colaboradores mentores que dedicaram, ao todo, 112 horas de mentorias. O impacto foi significativo, com 100% dos empreendedores relatando maior preparo para gerir seus negócios.

“A jornada foi incrível. Patinamos no início, mas era parte do aprendizado. Superar o primeiro momento nos deixou felizes, mais seguras e mais próximas. Conseguimos apoiar, oferecer ideias, ajudar, e as mentoradas foram incríveis”, declarou Graça Ferraz, mentora da startup Cacauaré, uma empresa familiar feita por mulheres que apostou em um produto derivado do cacau.
“Descobri habilidades que eu não utilizava na minha rotina e pude desdobrar nossos temas através das minhas competências”, destacou Suyan Borges, mentora da Biospin, uma startup inovadora que combina tecnologia de ponta com os bioativos da floresta amazônica.,
“A jornada me proporcionou contatos riquíssimos e insights valiosos em um momento crucial: produção e lançamento do meu primeiro produto”, contou Bianca Oglouyan, empreendedora da foodtech Cuica.
Para a próxima edição, as recomendações incluem antecipar o treinamento online como parte do processo seletivo dos mentores, realizar um encontro ao vivo para aprofundar os temas e oferecer um treinamento específico para os empreendedores, similar ao dos colaboradores, para prepará-los melhor para as sessões de mentoria e otimizar os resultados da jornada.
Jornada de Investidores
A Jornada de Investimento de Impacto foi criada para engajar colaboradores da Vale interessados em investir em negócios socioambientais apoiados pelo Fundo Vale e seus parceiros.
A jornada aconteceu em duas etapas. Inicialmente, houve um treinamento online e assíncrono, dividido em dois módulos – um sobre educação e planejamento financeiro, ministrado por Valia, e outro sobre investimentos de impacto, pela Sitawi. Em seguida, foram realizados encontros com organizações de referência, como Din4mo, Estímulo 2020, Sitawi, Trê Investindo com Causa e Vox Capital, que apresentaram plataformas e oportunidades de investimento, ajudando a inspirar e a tangibilizar o conceito de investimento de impacto para os participantes, aproximando-os da prática.
Para a agenda de investimento de impacto, as sugestões são de aprofundar ainda mais nas experiências práticas para os colaboradores. Uma das formas de executar isso pode ser o alinhamento das datas dos encontros com o período em que os produtos de investimento e empreendedores estejam com a captação de investimento aberta.
Jornada Impacto ao Cubo
A Jornada Impacto ao Cubo foi criada pelo Fundo Vale em parceria com o Hub ESG Cubo Itaú, com apoio da Ago Social, para capacitar startups para integrar soluções tecnológicas e inovadoras que promovam impacto socioambiental positivo. 73 startups se inscreveram na capacitação e, por meio de um processo seletivo que avaliou critérios como impacto gerado, maturidade do negócio, localização geográfica e diversidade racial, 32 negócios foram selecionados.
A etapa de formação contou com dez encontros semanais de duas horas cada, divididos em três módulos: “Raízes e horizontes”, explorando o propósito e oportunidades de impacto; “Reestruturando a economia”, focando em investimento de impacto e mensuração; e “Modelando o futuro”, integrando impacto socioambiental nos negócios. Os encontros foram conduzidos por especialistas e líderes do ecossistema de impacto, como Diogo Quitério, Iglá Generoso e Carolina Aranha.
Das 32 startups participantes, 14 foram selecionadas para apresentar seus pitches finais para uma banca composta por representantes de fundos de investimento e especialistas do ecossistema. A avaliação considerou critérios como relevância do impacto, escalabilidade, viabilidade, inovação e conexão entre impacto e modelo de negócio.
Em termos de engajamento e impacto, 26 negócios concluíram a etapa de formação, 20 planos de impacto foram construídos, com mais de 50 horas de mentorias realizadas, e a jornada recebeu uma nota de 9,81 de NPS (Net Promoter Score). Startups como O Celeiro e LunaGreen destacaram-se por desenvolver planos de impacto estruturados e implementar práticas sustentáveis em suas operações.
“A jornada nos mostrou que gerar impacto não é um processo linear, mas sim algo dinâmico, que exige adaptabilidade e inovação constante. Também aprendemos que o impacto vai além de indicadores; ele está em como construímos nossas relações, fortalecemos a comunidade ao nosso redor e engajamos parceiros e clientes em nossa missão .Como resultado, saímos mais confiantes de que é possível alinhar propósito e resultados, e reforçamos nosso compromisso de contribuir para um mundo mais sustentável e equitativo. Tínhamos a ideia de que esse processo seria demorado. Mas com a jornada conseguimos ver que é possível desde já”, declarou Nathalia Barbosa, fundadora da LunaGreen.
Como recomendações para aprimorar a Jornada Impacto ao Cubo, estão o fortalecimento da divulgação através de parcerias com atores do ecossistema de inovação, a promoção de mais momentos de interação entre os participantes e a facilitação de conexão com fundos de investimento de impacto.
Para celebrar o encerramento das jornadas, o Fundo Vale e seus parceiros realizaram o Impacto ao Cubo Summit no Cubo Itaú, com transmissão ao vivo. O evento reuniu os participantes das jornadas, dentre eles startups e colaboradores da Vale, além de parceiros estratégicos que contribuíram com a construção desse projeto, criando um espaço de trocas, conexões e celebração dos resultados alcançados ao longo do ano.