Empresários e empresárias fizeram pitches ara organizações do ecossistema de impacto, investidores e empresários, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Linkedin.
No dia 25 de junho, o Cubo Itaú, um dos maiores hubs de inovação e empreendedorismo da América Latina onde o Fundo Vale atua desde 2023, foi palco do primeiro Demo Day do Sinergia Investimentos, um programa da Jornada Amazônia que usa o modelo de Capital Evolutivo para acelerar negócios inovadores, com foco em bioeconomia e outros produtos e serviços de impacto socioambiental. A agenda foi promovida pela Fundação CERTI, Darwin Startups, Amazônia B e CVentures, em parceria com o Fundo Vale.
Oito startups participantes do programa tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios para organizações do ecossistema de impacto, investidores e empresários, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Linkedin. O painel “Investimentos em Startups” teve a participação de Gustavo Luz, diretor executivo do Fundo Vale, Pedro Meduna, representante do fundo de investimentos L4 e da empresária Joanna Martins, fundadora da startup Manioca, negócio apoiado pelo Programa Sinergia, da Plataforma Jornada Amazônia.
A abordagem de Corporate Venture Capital (CVC) utilizada pelo Sinergia Investimentos integra o próprio mercado como investidor, garantindo não só o aporte de capital, mas também o compartilhamento de expertise e parcerias estratégicas.
“O grande diferencial do Sinergia Investimentos é o seu modelo de Capital Evolutivo, que leva em consideração que as startups têm diferentes estágios de desenvolvimento e, por isso, precisam de capital adaptado a cada fase estratégica do negócio. Além de fornecer os recursos financeiros, o programa oferece conhecimentos e conexões essenciais para minimizar os riscos operacionais. O Demo Day é a oportunidade das startups mostram a maturidade dos seus projetos e atraírem investidores para ganhar escala”, explica Gustavo Luz, diretor executivo do Fundo Vale.
Conheça as 8 startups que participaram do I Demo Day do Sinergia Investimentos:
AeroRiver – Manaus (AM)
A AeroRiver está desenvolvendo o Volitan, um inovador veículo de efeito solo, destinado a transformar a logística e enfrentar os desafios de transporte na região amazônica.
AMA SKN – (EUA)
A AMA SKN cria biocosméticos com embalagens sustentáveis, utilizando ingredientes veganos que beneficiam as comunidades locais e contribuem para a preservação da floresta.
AMAZONIQUE – Ananindeua (PA)
A AMAZONIQUE expande os sabores das frutas amazônicas, produzindo sucos com matéria-prima pura e concentrada, sem adição de corantes artificiais.
DCO – Belém (PA)
A DCO se dedica à pesquisa e desenvolvimento de microgeradores, utilizando recursos naturais como fonte de energia renovável.
Hylaea – Rio Branco (AC)
A Hylaea produz Ibogaína de alta qualidade, destinada a tratamentos eficazes para transtornos por uso de substâncias, depressão e doenças neurodegenerativas.
Mazô Maná – Altamira (PA)
A Mazô Maná desenvolve produtos de nutrição funcional, incluindo um substituto de refeição com 75% de ingredientes amazônicos, voltados para o mercado de alimentação saudável.
Mombora – São Paulo (SP)
A Mombora inovou ao criar uma alternativa natural aos géis de carboidrato, produzindo pastas nutritivas feitas com ingredientes naturais e sabores de frutas brasileiras.
Restauragro – Alta Floresta (MT)
A Restauragro trabalha com a regularização ambiental, restauração de áreas degradadas e facilita o acesso ao crédito rural, reinserindo pecuaristas na cadeia de valor livre de desmatamento.
Sobre a Jornada Amazônia
Com investimentos do Fundo Vale, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander, a Jornada Amazônia é uma plataforma que promove conexão entre empreendedores, parceiros, oportunidades, negócios e o povo amazônida para nutrir a inovação na bioeconomia, com negócios que respeitem a floresta e tudo que a envolve. A iniciativa pretende, até 2025, mobilizar 20 mil talentos empreendedores, capacitando mais de três mil desses talentos, originar pelo menos 200 novos negócios, e fortalecer 100 empresas inovadoras na Amazônia Legal.