05/08/24

Fundo Vale acompanhou debates sobre sistemas produtivos sustentáveis, e sociobioeconomia na Amazônia

O Fundo Vale acompanhou o Bioeconomy Amazon Summit 2024 (BAS), uma iniciativa do Pacto Global – Rede Brasil em parceria com a gestora de venture capital KPTL. O evento aconteceu em Belém (PA), entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, com o objetivo de ampliar a discussão sobre inovação e empreendedorismo na Amazônia, considerando o contexto das mudanças climáticas globais e o impacto socioambiental positivo.

O summit reuniu uma diversidade de stakeholders, incluindo empreendedores, lideranças de comunidades tradicionais, investidores, organizações da sociedade civil e representantes do poder público, que compartilharam e debateram soluções inovadoras para alavancar a sociobioeconomia na região. A programação contou com painéis e palestras sobre temas prioritários, como a conservação da biodiversidade, agricultura sustentável e empoderamento econômico das comunidades locais, além de pitches dos empreendedores.

Sessões dedicadas à agricultura sustentável destacaram práticas e tecnologias que respeitam o meio ambiente e fortalecem as comunidades locais, enquanto debates sobre empoderamento econômico mostraram como as indústrias baseadas na bioeconomia podem gerar renda e melhorar a qualidade de vida das populações amazônicas.

Os workshops interativos proporcionaram aos participantes a oportunidade de aprender sobre técnicas e metodologias inovadoras para a gestão sustentável de recursos. Sessões focadas na integração do conhecimento tradicional com os avanços científicos modernos destacaram a importância de combinar esses saberes para criar modelos econômicos resilientes e inclusivos.

“Iniciativas como essa ajudam a criar uma estrutura robusta para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, pois promovem uma interconexão de ideias, pesquisas, soluções bem-sucedidas e, principalmente, incluem lideranças locais no debate. Foi inspirador ver tantas iniciativas promissoras que aproveitam a biodiversidade da Amazônia de forma responsável, abordando ao mesmo tempo desafios socioeconômicos,” avalia Márcia Soares, gerente de Amazônia e Parcerias do Fundo Vale.