17/10/24

Parceira do Fundo Vale, empresa se destaca com práticas agroflorestais para recuperar áreas com potencial de escalabilidade  

A Belterra, parceira do Fundo Vale na Meta Florestal 2030 da Vale, é finalista no Prêmio Empreendedor Social, uma das mais importantes premiações no Brasil voltada para líderes com impacto social e ambiental. Promovido pela Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Schwab, o prêmio reconhece inovações que enfrentam desafios socioambientais e promovem mudanças transformadoras. A Belterra concorre na categoria “Inovadores Sociais do Ano”. 

A empresa se destaca pela sua atuação na recuperação de áreas por meio de sistemas agroflorestais, utilizando práticas de agricultura regenerativa e sustentável, em parceria com pequenos e médios produtores. O foco principal está na restauração de florestas, com arranjos produtivos que incluem o cultivo de cacau, banana, cupuaçu, açaí, pupunha mandioca, entre outros. 

“A parceria com a Belterra tem sido fundamental para impulsionarmos a Meta Florestal 2030 da Vale, que prevê a recuperação de 100 mil hectares e a proteção de 400 mil hectares, além das fronteiras da empresa. A Belterra implanta sistemas agroflorestais em parceria com produtores rurais aplicando conhecimento técnico especializado para o desenvolvimento de SAFs eficientes e de alta produtividade, gerando impactos sociais e ambientais positivos em quatro biomas brasileiros, especialmente na Amazônia. Estamos orgulhosos de vê-la como finalista e torcendo para que seja o ganhador do prêmio”, afirmou Juliana Vilhena, gerente de Estratégia, Gestão e Impacto do Fundo Vale. 

Os vencedores, escolhidos por um júri de especialistas em inovação social, meio ambiente e políticas públicas, serão anunciados no dia 12 de novembro.